Comportamento Jovens
22/03/2015 admin Mulher Cristã Comments Off
Por Vânia Nunes
“DE SORTE QUE, ASSIM COMO A IGREJA ESTÁ SUJEITA A CRISTO, ASSIM TAMBÉM AS MULHERES SEJAM EM TUDO SUJEITAS A SEUS MARIDOS. VÓS, MARIDOS, AMAI VOSSAS MULHERES, COMO TAMBÉM CRISTO AMOU A IGREJA E A SI MESMO SE ENTREGOU POR ELA, {…} EF 6.24,25”
COM A EXPLOSÃO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ALIADA A I E II GUERRA MUNDIAL HOUVE A NECESSIDADE E A EXPANSÃO DO TRABALHO FEMININO; ESSA PORTA DE ENTRADA PARA O MOVIMENTO FEMINISTA SE ENGAJOU EM UMA LUTA POR DIREITOS DEMOCRÁTICOS (AO VOTO, DIVÓRCIO, EDUCAÇÃO, TRABALHO) NOS SÉCULOS XVIII E XIX E CONTINUOU COM A BUSCA PELA LIBERAÇÃO SEXUAL E IGUALDADES SOCIAIS. A PROPORÇÃO TOMADA PELO MOVIMENTO SUFRAGISTA INCITOU POLÊMICAS, LUTAS E ASSASSINATOS ATÉ QUE A PRIMEIRA MULHER CHEGASSE AS URNAS, BEM COMO AS DEMAIS CONQUISTAS OBTIDAS PELAS MULHERES NA SOCIEDADE; ENTRETANTO, ESSE MOVIMENTO FEMINISTA ADQUIRE CONSISTÊNCIA, ADESÕES E CONTRIBUÍÇÕES ORIUNDAS DE VÁRIAS FONTES. O LIVRO “O SEGUNDO SEXO” DE SIMONE DE BEAVOIR FOI E AINDA CONTINUA SENDO UM MODELO PARA OS MOVIMENTOS DAS MULHERES, QUE TAMBÉM PROSSEGUE INCENTIVADO POR FILÓSOFOS, PENSADORES E LÍDERES PRÓ-FEMINISTAS QUE AJUDARAM NA EXPANSÃO DESSA LUTA NA BUSCA POR DIREITOS IGUALITÁRIOS!
EMBORA, EM ALGUNS PAÍSES ESSA LUTA AINDA PERDURE, A MAIORIA DA POPULAÇÃO JÁ FOI ALCANÇADA E TRANSFORMADA PELO MOVIMENTO! COMO MULHERES DE DEUS NÃO PODEMOS RADICALIZAR NOSSO PENSAMENTO EM RELAÇÃO A NECESSIDADE DE ALGUMAS CONQUISTAS FEITAS PELAS MULHERES AO LONGO DA HISTÓRIA E NEM TÃO POUCO ABRAÇAR TODAS AS IDEOLOGIAS E PROPOSTAS FEMINISTAS AO PONTO DE NEGLIGENCIARMOS A FÉ CRISTÃ E CRUCIFICARMOS NOVAMENTE A CRISTO! DENTRO DO EQUILÍBRIO DIGNO DE UM CRISTÃO PODEMOS ANALISAR ESSA LUTA POR DUAS VIAS QUE SE DIFEREM, QUANDO PAUTADAS NAS ESCRITURAS SAGRADAS.
POR UM LADO AS SIGNIFICATIVAS CONQUISTAS NESSE ESPAÇO, TRANSFORMARAM UM UNIVERSO ANTES DOMINADO PELO MACHISMO TRADICIONAL, COM MULHERES TOTALMENTE