Comportamento individual versus comportamento organizacional
A psicologia tem servido de base para o estudo do comportamento humano e de como ele se forma e desenvolve as características psicológicas do individuo. Essas características se desenvolvem continuamente no decorrer da vida do individuo na medida em que ocorre a sua interação com o meio.
A personalidade do ser humano é dinâmica e se transforma ao longo da vida, ela é determinada pelos traços psicológicos, organizados no interior do individuo, a personalidade se revela na interação do ambiente e se individualiza na maneira de pensar, sentir ser e agir.
È importante lembrar que o comportamento não resulta somente da personalidade, mas também com a interação com o meio externo, no caso com a organização.
Bernardo Leite – Especialista em comportamento organizacional diz:
Peter Drucker dizia: ( Fazer certo as coisas certas ) Essa frase quer dizer que eu preciso fazer certo aquilo que é certo, ou seja: aquela decisão correta, então eu preciso ser eficiente para que eu alcance a eficácia e faça disso aquilo que se costuma chamar de efetividade.Tem gente que faz maravilhosamente e bem feito aquilo que nem precisava ter começado, isso até por erro de liderança que não conduz a coisa pro caminho certo. Então o que as empresas querem e precisam são de pessoas que façam bem feito aquilo que precisa ser feito.
Hoje uma palavra extremamente forte nas empresas é entrega. Significando dizer: O que você entrega para a empresa, qual é a sua agregação de valor isso não muda o jogo hoje. É preciso que as pessoas se adaptem a determinadas regras e valores da organização Entenda que a grande maioria destes valores não estão escritas, as vezes são posturas e posicionamentos dentro da organização mas a empresa não quer pessoas que sigam puramente o manual, a empresa quer que as pessoas tragam novidades que tragam inovação.
A influencia da estrutura organizacional sobre a personalidade dos