Comportamento humano
Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro “A expressão das emoções em homens e animais” de 1906. Darwin defendia que os mamíferos demonstravam suas emoções através de expressões faciais.
A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. A Linguagem corporal vem sendo utilizada a milhões de anos e está relacionada principalmente ao sistema límbico, a segunda estrutura mais primitiva do nosso cérebro.
Utilização da linguagem corporal
Código
A linguagem corporal pode ser utilizada como código por determinados grupos. Militares e policiais, por exemplo, possuem códigos de gestos para transmitirem informações como acelerar, agrupar, parar ou bater em retirada.
Gestos culturais
Culturalmente um povo pode adotar gestos característicos que os identifiquem. Assim como ocorre de existirem significados diferentes para um mesmo gesto em diferentes culturas.
O punho fechado com o polegar levantado na maioria dos países é interpretado como sinal de “positivo”. Na Itália é interpretado como um gesto obseno. O sinal de “Ok” americano, realizado com a união de polegar e indicador, no Brasil quando feito abaixo do cotovelo também adquire significado vulgar.
Como identificar mentiras.
Uma técnica básica consiste na observação de todas as alterações que ocorrem a partir do que você observou na “linha de base”, ou seja, no comportamento “normal” da pessoa. Portanto, recomendamos todo o cuidado na análise de situações que envolvem a mentira para não cometer equívocos que possam te prejudicar.
1. Movimentos – A movimentação do corpo tende a extremos. Ou o indivíduo se movimenta muito ou utiliza menos as mãos e os demais movimentos do corpo.
2. Tocar