Comportamento humano no trabalho
Ludmilla Rodrigues Barros
Psicologia Aplicada – Semi Presencial
O comportamento humano resulta da inter-relação de variáveis internas e externas, e nenhuma delas, isoladamente, determina a ação.As variáveis internas que influem no comportamento humano são:
A competência que compreende aspectos intelectuais inatos e adquiridos, conhecimentos, capacidades, experiência e maturidade.
A energia onde a mobilização e direcionamento para uma certa atividade é a própria motivação do comportamento, ligada a carências internas, desejos e fatores externos.
A ideologia que abrange um conjunto de ideias e princípios hierarquizados, valores sociais, políticos, religiosos e filosóficos que influenciam a percepção, o raciocínio, o julgamento e as decisões de cada indivíduo.
O processo de interação humana é o que mais influi no rumo das atividades e nos seus resultados. Essa interação é feita em dois níveis distintos, o da tarefa que são as atividades visíveis, observáveis, acordadas, tanto nos grupos formais de trabalho quanto nos grupos informais e o nível sócio-emocional que são as sensações e sentimentos variados já existentes ou gerados pela própria convivência e atividades no grupo. É enganoso supor que o comportamento humano individual sirva de base para se extrapolarem conhecimentos e conclusões sobre a atuação de grupo. As pessoas em grupo agem de forma diferente da que adotam quanto estão a sós.
Existe ainda o equívoco de que basta qualificar a mão de obra para que produza bem no trabalho coletivo, porem, em cada empresa há episódios que contradizem essa crença, casos de experiência desastrosas com grupos inteligentes e altamente qualificadas. O grupo quando bem conduzido, pode ajudar os participantes a enfrentarem suas dificuldades pessoais. O grupo de trabalho, além de seus componentes específicos de tarefa e desenvolvimento, encerra também componentes terapêuticos. Esse