Comportamento humano nas organizações
O uso da palavra estratégia, e a definição do seu conceito na gestão empresarial, é relativamente recente.
Para Ansoff (1965), a estratégia é um conjunto de regras de tomadas de decisões em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito a relação entre a empresa e o seu ecossistema.
O fenómeno da cooperação tem vindo a assumir uma importância crescente nos últimos anos. A flexibilidade é um trunfo sem dúvida crucial num mundo de mudanças rápidas e de incertezas quanto ao futuro.
A consciência da importância da colaboração entre empresas no âmbito da internacionalização dos negócios deu origem a partir dos anos 80 a um forte surto de produção teórica. A colaboração com outras empresas constitui uma estratégia intermédia de internacionalização.
Fala-se hoje de cooperação aos níveis e ocasiões sendo permanente a utilização do termo quer ao nível político, económico quer empresarial. A dinâmica de mudança em que actualmente vivemos cria um conjunto de motivações para as diferentes formas de cooperação que são passíveis de potencializar e que são observados na prática.
O trabalho é de real importância, porque possibilitar-nos-á a ter uma visão ampla no que concerne a internacionalização das empresas e a cooperação entre as mesmas, suas vantagens e desvantagens, bem como a sua importância para a economia de um país.
Objectivo geral
Saber como a internacionalização das empresas funcionam e quais os requisitos necessários para a cooperação.
Objectivos específicos
Identificar os benefícios que podem ser obtidos e os riscos que podem surgir quando a empresa opta por uma estratégia de internacionalização;
Destacar a importância da cooperação sobretudo numa estratégia de internacionalização;
Referenciar algumas das principais teorias explicativas da competitividade a nível internacional.
Metodologia
A metodologia usada está em concordância com o estudo feito através dos meios mais