Comportamento em grupos sociais
Curso: Direito
Faculdade Estácio de Sá - Santa Catarina
A Psicologia da Tirania – Dissertação Já foi constatado o fato de que as pessoas mudam seu comportamento quando estão inclusas em um grupo social. Tal comportamento se dá pela personalidade que a pessoa exerce dentro do grupo.
As pessoas não “perdem a cabeça” quando estão agrupadas, pelo contrário, elas identificam-se com o grupo quando esse processo tem sentido a elas. Quando o fazem, tentam, de forma consciente e ativa, implementar valores coletivos, ou seja, o grupo não impede as pessoas de se expressar e expor suas idéias, pelo contrário, oferecem meios para exercerem suas opiniões.
Mas porque ainda assim nossa opinião e nosso comportamento muda-se? Porque nos influênciamos tão facilmente quando estamos em um grupo?
Cada um possui sua personalidade, porém quando se está em um grupo, na maioria das vezes, as opiniões dos outros interferem nas nossas escolhas, nós acabamos deixando nossa personalidade de lado, por pensar que estamos fazendo errado e contrariando o próprio grupo.
Isso se chama Preservação de Identidade, nós não perdemos a capacidade de julgar, porém as nossas decisões individuais se baseia nas opiniões coletivamente estabelecidas pelos outros.
O convívio social nos grupos interferem na nossa vida e subjetividade, mudamos nosso comportamento com a mera presença de um indivíduo, seja com alguém apenas nos observando ou pelo simples fato de ter uma pessoa ao nosso lado.
Tal convívio, faz com que as pessoas necessitem pertencer a um grupo e isso gera mudança de comportamento. Existem grupos que desenvolvem vínculos para alcançar o mesmo objetivo ou um objetivo maior e aqueles que são cada um por sí, porém muda-se o comportamento mesmo assim.
Como no experimento da BBC, os prisioneiros precisaram se unir para formar uma tentativa de fuga, e os guardas para se defenderem e imporem autoridade sobre os prisioneiros. Isso mudou o comportamento tanto