Comportamento do jovem consumidor: uma análise sobre o impacto das novas tecnologias
COMPORTAMENTO DO JOVEM CONSUMIDOR:
UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
COMUNICAÇÃO E CONSUMO
PROFª. ANYA RÉVILLION
BRUNA MONIQUE FERREIRA
JÚLIA FLECK
LUCIANA ROZA
SÃO LEOPOLDO, JUNHO DE 2012.
TÍTULO
Comportamento do jovem consumidor: Uma análise sobre o impacto das novas tecnologias.
AUTORES
Eric Hobsbaw; Don Tapscott; Howard Gardner; Everado Rocha; Cláudia Pereira; Tania Maria Vidigal Limeira; Lívia Barbosa; Henry Jenkins; Martha Gabriel.
RESUMO
O tema proposto neste trabalho está centrado na área de comportamento do consumidor, mais especificamente na relação das jovens de 18 a 21 anos, classe B*, que ainda moram junto aos pais, com a tecnologia (principalmente: celular, computador, tablet e Internet), tendo como objetivo central a identificação dos hábitos de consumo e dos fatores influenciadores da compra.
Este público – mesmo que o tenhamos observado através de pessoas de uma faixa etária bem estreita – representa um segmento de mercado com grande potencial de crescimento, pois possui cada vez mais liberdade para fazer suas escolhas. Essa nova geração, que aparenta ter nascido para gastar, está em ascensão e, por isso, tem despertado interesse do mercado e de profissionais de marketing. Além de potenciais consumidores, hoje os jovens têm muito mais facilidade de acesso a informações – através, principalmente, da Internet, celular, etc. – e estão sempre ligados em tudo o que surge de novidade, tornando-se, assim, consumidores modernos e exigentes, que merecem atenção especial do mercado e do marketing.
*Fonte: IGBE (Renda familiar entre 05 e 15 salários mínimos).
Palavras-chave: Jovens; nova geração, consumo, tecnologia.
1 INTRODUÇÃO
Decidimos fazer essa análise devido às mudanças de comportamento que ocorrem em função da influência das novas tecnologias, que vem se modificando e se reinventando velozmente. Hoje, com as novas tecnologias, a Web 2.0, a conexão 3G