comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor é o estudo de como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e desejos. O comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais e pessoais. Entre eles, os fatores culturais exercem a maior e mais profunda influência.
Fatores culturais
A cultura é o principal determinante dos desejos e do comportamento de uma pessoa. Sob influência da família e outras importantes instituições, uma criança cresce exposta a valores como realizações e sucesso, disposição, eficiência e , progresso, conforto material, individualismo, liberdade, bem-estar, humanitarismo e juventude. Os profissionais de marketing devem observar atentamente os valores culturais de cada país para entender qual é a melhor forma de levar o produto ao mercado.
Fatores Sociais
Os consumidores são influenciados por grupos de referência, família, papéis sociais e status.
Grupos de referência são aqueles que exercem alguma influência direta ou indireta sobre as atitudes ou comportamento de uma pessoa. Os grupos que exercem influência direta são chamado de grupos de afinidade, alguns primários como família, amigos vizinhos e colegas de trabalho, e grupos secundários como os grupos religiosos e profissionais ou associações de classe, que costumam ser mais formais e exigir menos interação contínua. Grupos aspiracionais são aqueles grupos que a pessoa espera pertencer; grupos dissociativos são aqueles cujos valores ou comportamentos são rejeitados. Neste fator o profissional de marketing deve visar o líder de opinião.
Família é o grupo de referência primário mais influente. Existe dois tipos de família na vida do comprador, família de orientação consiste nos pais e nos irmãos; família de procriação é o cônjuge e os filhos.
A posição de uma pessoa em cada grupo pode ser definida em termos de papeis e