Comportamento do consumidor
Bem tangível – pode ser visto, provado, sentido, ouvido ou cheirado antes de ser comprado.
Simultaneidade – capacidade de produção e consumo simultâneos;
Variabilidade – capacidade de diferir entre si. Serviços são variáveis porque são executados por diferentes pessoas e em diferentes lugares.
Perecibilidade – capacidade de não poder ser estocado.
2.5.2. Classificação dos produtos quanto aos hábitos de compra7:
a) Bens de conveniência
b) Bens de compra comparada
c) Bens de especialidade
a) Bens de conveniência – são bens que o consumidor, geralmente, compra com frequência, de imediato e com pouco esforço. Ex.: cigarros, jornais, balas.
6
Existem várias estratégias de tangibilização de serviços, tais como: valorização das instalações físicas, valorização dos funcionários, valorização dos equipamentos etc.
Existem autores que consideram uma quarta categoria, “Bens não procurados” que se traduzem pelo “desconhecimento e inexistência de demanda” por parte do consumidor.
7
7
b) Bens de compra comparada – são os que o consumidor, no processo de compra (a ser descrito mais adiante), compara as características de cada alternativa, levando em consideração: adequação, qualidade, preço e estilo.
c) Bens especiais (ou de especialidade) – são bens com características e/ou identificação de marcas exclusivas, para os quais um grupo significativo de compradores está habituado a fazer esforços especiais para compra. Ex.: carros de luxo e/ou de marcas consagradas, roupas de grife, equipamentos eletrônicos.
Os bens podem, ainda, ser divididos quanto aos eu uso, classificados, desta forma, em : bens de consumo e bens industriais. Os bens de consumo se caracterizam pela diversidade de necessidades e desejos que motivam a compra; já os bens industriais (sejam produtos, serviços ou ideias) são adquiridos pelas organizações com propósitos específicos como lucro, por exemplo.