Comportamento do Consumidor
11311227 , ADM1A
1.) Os stakeholders internos são: o Estado brasileiro e seus acionistas que alteram-se de 4 em 4 anos. Já os stakeholders externos são: os consumidores de petróleo, gás e a mídia.
2.) Sim, afeta. Devido a presidência e altos cargos hierárquicos da empresa serem escolhidos em 4 em 4 anos pelo governo brasileiro, projetos a longo prazo, crescimento e produtividade da Petrobras são afetados com intensidade. Além disso, certos partidos políticos usufruem dessa relação com a empresa para a divulgação e propaganda de partido através da publicidade feita.
3.) Porque até 1995, a Petrobras possuía o monopólio de prospecção, exploração e refino do petróleo no Brasil, o que permitia que esta sempre tivesse um crescimento continuo-o e sucesso nas suas atividades. Porem, hoje esse sucesso atingido até 1995 não é alcançado, diminuindo o lucro da empresa.
4.) Afeta devido os altos impostos encontrados em todos os setores produtivos, influenciando na economia brasileira.
5.) O numero de acionistas estrangeiros cresceu muito a partir de 2001 porque as ações passaram a ser negociadas junto com as ações ordinárias na bolsa de Nova York. A empresa é vista como uma empresa totalmente brasileira pelo povo, tendo um grande descontentamento publico com relação aos boatos de venda da empresa para os estrangeiros.
6.) Porque esta depende de matérias primas energéticas de outros locais que podem e definem os preços de seus produtos consumidos no Brasil, podendo interferir em projetos a longo prazo e redução dos riscos de investimentos, como por exemplo, o barril de petróleo nas regiões de conflito da Ásia, que quando em conflito, tem sua margem de preço aumentada, aumentando o preço da gasolina no Brasil.
7.) A Petrobras já estava investindo em obras para a extração do gás boliviano, onde este resolveria os problemas energéticos brasileiros, mas devido a nova eleição que ocorreu em 2005, novos planos por pessoas de cargo hierárquico