Comportamento do consumidor
SÃO PAULO, 2011 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR SOB AS PERSPECTIVAS DAS TEORIAS DA PSICOLOGIA.
Resumo
Ao buscar respostas para a questão “porque um consumidor gosta de uma marca?”, são encontradas muitas explicações na literatura de comportamento do consumidor. Os processos mentais subjacentes à formação de motivação de consumo são apresentados algumas das ferramentas da psicologia empregados atualmente pelo ambiente mercadológico para buscar compreender os processos de decisão de compra e consumo,quais aspectos sob a ótica da psicologia.
1. INTRODUÇÃO
Ser consumidor está inerentemente ligado a todos os humanos. Como consumidores temos as motivações para conquista de espaços, satisfazer ambições e realização pessoal.
O consumidor é dotado de personalidade, fazendo com que alguns tenham maior atração por determinado tipo de produtos do que outros. Os consumidores têm suas preferências, que são distintas entre eles, pois cada um prefere aquilo com que se identifica mais, ou o produto que aparenta representar mais precisamente o quer aparentar.
O consumidor tem uma percepção da realidade diferenciada, desenvolvendo atitudes negativas e positivas em relação a produtos, propaganda, lojas e pessoas. Aprende o nome dos produtos, o nome das lojas, como utilizar determinados produtos e como precisar deles.
O consumidor traz dentro de si elementos que interagem com estímulos externos e com isso ter um comportamento previsível.
A proposta do presente trabalho é expor as principais teorias da Psicologia aplicadas no estudo do comportamento do consumidor.
ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO
O ato de compra inicia-se com a motivação que conduz a uma necessidade, que por sua vez despertará o desejo. Com base no desejo surgem as preferências por determinadas formas de atender à motivação inicial e essas preferências estarão ligadas ao autoconceito; o consumidor tende a escolher um