Comportamento do Consumidor: Suas Origens e Aplicações Estratégicas
Comportamento do Consumidor: Suas Origens e Aplicações Estratégicas
Psicologia Aplicada a Publicidade
Abril - 2014
Fortaleza – CE
INTRODUÇÃO
O comportamento do consumidor modificou-se bastante ao longo do tempo, principalmente com a chegada do computador. Hoje em dia, as pessoas estão recebendo cada vez mais informações de fontes online. Um dos resultados do uso dessas novas tecnologias digitais foi a implementação de novas modalidades de vender produtos e serviços. As pessoas não precisam mais sair de suas casas para comprar algo que necessitam se este puder ser encontrado num site de compras online, por exemplo. Isso acontece porque tanto as necessidades como o comportamento do consumidor vão se modificando e os profissionais de marketing precisam saber tudo sobre esses novos consumidores.
O comportamento do consumidor é definido como o comportamento que os consumidores apresentam na procura, na compra, na utilização, na avaliação e na destinação dos produtos e serviços que eles esperam que atendam a suas necessidades. Aqui entra o conceito de Reforço utilitário que nos diz que o consumidor compra algo que lhe tenha utilidade e que atenda às suas necessidades.
Para alcançar sucesso em qualquer negócio os profissionais de marketing precisam saber identificar seu público-alvo e saber como e onde alcançá-lo. Para isso, eles precisam conhecer as influências pessoais e grupais que afetam as decisões do consumidor e como essas decisões são tomadas. O conceito de Reforço informativo diz exatamente respeito a essas influências sociais e o poder delas na decisão de compra do consumidor. O Reforço Informativo é aquele o qual o benefício da aquisição de determinado produto ou serviço vem atrelado a regras do contexto social ao qual o indivíduo se encontra.
DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE MARKETING
O estudo do comportamento do consumidor tem suas raízes no