Comportamento de Canídeos Selvagens Brasileiros
Campus Pompéia
Curso de Ciências Biológicas
Comportamento de Canídeos Selvagens Brasileiros
Vivian Faria Marques
São Paulo
2007
Vivian Faria Marques – 65.228
Comportamento de Canídeos Selvagens Brasileiros
Projeto de pesquisa do trabalho de conclusão de curso, do curso de Graduação em Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo, sob a orientação do Professor Dr. Nicolas Lavor de Albuquerque.
São Paulo
2007
Sumário
1. Introdução 4
2. Objetivos 6
3. Metodologia 7
4. Cronograma 8
5.Referências Bibliográficas 9
1. Introdução
Comportamento ou etologia estuda o comportamento individual e social dos animais. Sofre influência da teoria darwiniana, se baseando na evolução comportamental pela seleção natural. Segundo Darwin (1850, apud Bowlby,1982), cada espécie é dotada de seu próprio repertório peculiar de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotada de suas próprias peculiaridades anatômicas.
Existem duas abordagens principais no estudo do comportamento: a psicológica e a fisiológica. A psicológica busca fatores comportamentais em si, a influência que o meio externo pode influenciar no desempenho do animal; a fisiológica está fundamentada em mecanismos do sistema nervoso.
A etologia tem na observação direta do comportamento seu instrumento mais forte para estudo. Observando que é possível descrever minuciosamente o comportamento, no qual podem ser feitas comparações entre diferentes espécies, indivíduos e populações.
O comportamento engloba todas as características perceptivas do mundo externo e estado interno, pelos quais o animal é capaz de distinguir fatores que os cerca. Os animais são capazes de encontrar abrigo, comida e seu parceiro para acasalamento, usando sua percepção por estímulos.
O comportamento instintivo