Comportamento ajustado
Tensão, Conflito e Ameaça
O homem sempre está em busca de estímulos, ele prefere ficar doente e cansado a ficar sem nenhum tipo de estímulo. A falta de estímulos podetrazer desânimo e até depressão ao ser humano, a tensão estimula-o a atuar mais efetivamente. Um excesso de tensão pode debilitar e deixar vulnerável o indivíduo, podendo até gerar um colapso diante dacrescente complexidade da sociedade moderna.
Na verdade, alguns indivíduos têm maior probabilidade de se desestruturar e outros de gerar mudanças em suas vidas. Na verdade não são as mudanças quetrazem tensão, mas a atitude tomada em relação a elas e o modo como reagem. As mudanças geram tensão por causarem conflitos, ou seja, pela presença de dois ou mais impulsos incompatíveis.
A tensãorelacionada à mudança é agravada pelos conflitos e dilemas que devemos enfrentar como resultado da mesma.
Segundo os psicólogos Neal Miller e Kurt Lewin, existem três maneiras pelas quais os motivospodem ocasionar conflitos entre si que são: aproximação-afastamento, aproximação-aproximação e afastamento-afastamento.
Aproximação-afastamento
Quando sentimos atração e repulsa pelo mesmo objetotemos uma situação de aproximação-afastamento Um exemplo seria o de um gerente que tem um funcionário que vem se destacando na empresa e que por isso aumenta o seu salário para vê-lo render ainda mais(aproximação) e ao mesmo tempo ele tem medo que o funcionário ocupe o seu lugar na empresa (afastamento).
Aproximação-aproximação
Quando temos duas opções atraentes, temos o conflitoaproximação-aproximação. Um exemplo é o de um funcionário que gostaria de comprar uma linha de telefone e que ao mesmo tempo está estressado precisando tirar férias e não sabe se tira férias ou recebe o dinheiroequivalente para comprar sua linha telefônica.
Afastamento-afastamento
Quando temos duas alternativas desagradáveis, temos o conflito afastamento-afastamento. Um exemplo poderia ser o de