componentes principais (estatística)
INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………... 3
ANÁLISE EM COMPONENTES PRINCIPAIS ……………………………...………. 4
Cálculo das componentes
Importância de cada componente
Regras de paragem
NO NOSSO CASO… ………………………………………………………………….. 6
Dados Originais
Acrescentado os Novos Dados
CONCLUSÃO …………………………………………………………..……….….... 11
BIBLIOGRAFIA ………………………………………………………………...….... 12
INTRODUÇÃO
Este terceiro trabalho tem como objectivo fazer uma Análise em Componentes Principais aos dados já estudados na primeira e segunda parte do trabalho. Pretende-se, então, com a Análise em Componentes Principais (ACP), verificar se existe forte correlação entre algumas variáveis, e reduzir a dimensionalidade sem grande perda de informação. Outro dos objectivos da ACP é construir transformações lineares das variáveis iniciais facilitando o estudo e ainda detectar a existência de eventuais outliers.
Pretende-se também, saber qual a percentagem de variância total do dados explicada pelas novas componentes e retirar as devidas conclusões.
Como ferramenta para proceder a esta Análise em Componentes Principais vamos utilizar o software SPSS, Statistical Package for Social Sciences, mais especificamente a opção Analyze -Dimension Reduction- Factor Analysis e algumas ferramentas úteis do Excel.
ANÁLISE EM COMPONENTES PRINCIPAIS
Análise em Componentes Principais é uma técnica de análise exploratória multivariada que transforma um conjunto de variáveis correlacionadas num conjunto menor de variáveis independentes, combinações lineares das variáveis originais, designadas por componentes principais.
Essa transformação é uma das principais vantagens da ACP pois permite resumir a informação de várias variáveis correlacionadas em uma ou mais combinações lineares independentes que representam a maior parte da informação presente nas variáveis originais.
O objectivo mais imediato é verificar se