Componentes internos e externos de um computador
Placa mãe: Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa-mãe para formar o computador.
Processador: É o "cérebro" do computador. Ele também é chamado de micro processador ou CPU e é responsável por processar as informações do PC. A Frequência "velocidade" do processador chama-se: Clock.
Memória: a função da memória é armazenar dados. Existem diversos tipos de memórias: memórias permanentes e virtuais, cada uma com função definida:
Memória RAM- é a mais importante. Só funciona com o computador ligado, por isso, é chamada de volátil. A CPU é que mais utiliza esse tipo de memória. O processador processa as informações, mas quem executa é a memória RAM. Ela também é chamada de "pente de memória" e pode ter diferentes capacidades: 64MB (Megabyte), 128MB, 256MB, 512MB, 1GB (Gigabyte), 2GB, 4GB.
..
Memória ROM- (Memória somente para Leitura) Armazena dados importantes do fabricante do equipamento e não podem ser utilizadas pelo usuário. Nela estão todos os dados básicos para o PC funcionar. Ao conjunto formado pelas memórias RAM e ROM dá-se o nome de Memória Principal.
Memória Cache- Encontra-se no processador e trabalha em sincronia com a RAM, porém ela armazena dado mais rápido, é um tipo de RAM estática: é uma SRAM. Sua função é armazenar os dados mais recentes requisitados pela RAM principal. Funciona assim: Quando a CPU requisita um dado à RAM, ele é copiado para a Cache para que, se for solicitado novamente.
Fonte de Alimentação: É o módulo que fornece energia elétrica ao micro. As fontes de alimentação utilizadas hoje em dia são do tipo chaveado (aumenta o rendimento e torna a fonte mais compacta).
HD- Disco Rígido: É o local onde se instala o Sistema Operacional (Windows, Linux), e