componentes do tcc
Elementos Externos: Capa (Obrigatória) e Lombada (Opcional)
Elementos Internos: pré-textuais, textuais e pós-textuais:
Elementos pré-textuais:
Páginas cujas informações antecedem ao texto principal do trabalho, do qual fazem parte os seguintes elementos: folha de rosto, direitos autorais, perfil do aluno e ficha catalográfica, termo de aprovação, dedicatória, agradecimentos, resumos, palavras-chave, sumário (índice), listas (figuras, tabelas, etc...) e epígrafe. Elementos textuais:
Texto principal da monografia do qual podem fazer parte alguns ou todos dos seguintes elementos: apresentação, introdução, revisão de literatura, fundamentos teóricos, resultados, desenvolvimento, conclusões e recomendações. Elementos pós-textuais:
Parte composta pelas referências bibliográficas e pelos anexos e apêndices que completam o texto principal. A qualidade de um trabalho científico está, obviamente, no seu conteúdo, e não na sua forma. Que não se imagine que a simples obediência a essas normas propostas garantirá um mínimo de valor científico a qualquer trabalho. Elas são importantes, contudo, para a padronização dos textos, facilitando o autor, o orientador e os membros da banca examinadora, deixando mais espaço para a discussão sobre o conteúdo, que é o que realmente interessa.
Questão 3- É preciso dominar para elaboração de uma monografia algumas regras e não cometer alguns erros como:
Esnobar: mostrar que é “bom”. Complicar. Escrever difícil. As grandes notas vêm de redações simples. Não queira fazer experimentalismos linguísticos. Use apenas palavras comuns. Sem cair no lugar comum.
O Palavrão: Nunca! Criticar a Universidade, as autoridades, as Instituições: é proibido! Esse negócio de “meter a lenha” não dá ponto! Faça a crítica construtiva, apontando soluções.
Ser negativista: em tudo há um lado bom! Procure descobri-lo! Aponte alternativas, saídas. Sugira