componentes do planejamento
Professora: Ana Corina Palheta
Acadêmicos: Cremilda Rola;
José Ronaldo;
Larissa Negrão;
Marcio André;
Mario Rocha.
Turma: 9 ARQ V
RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
URBANO.
A ideia central passa pela competitividade entre as cidades, de forma que elas não podem se desenvolver isoladamente, uma vez que precisam de esquemas que são complexos para adequá-las as necessidades individuais e coletivas, procurando formar ambientes urbanos nas suas mais diversas variedades e conformação e escala.
O planejamento municipal necessita de uma variedade de componentes, visto que, não se pode pensar em planejamento como um processo centralizador. Hoje o município constitui um espaço de vida de seus habitantes, que tem o poder de participar nas decisões.
Quando se pensa em planejamento urbano municipal não podemos esquecer de levar em conta as informações de todos os gêneros do local, os valores locais( lideranças) que servirão de elo entre o poder público e a população, as vocações locais de desenvolvimento, o manejo consciente e a hierarquização das aplicações dos recursos.
Para se falar em desenvolvimento urbano é necessário fazer a caracterização do espaço. O território municipal é constituído de porções distintas, urbana e rural. Onde as áreas urbanas são formadas a partir das sedes dos distritos administrativos, tendo como característica uma maior densidade demográfica. As área rurais diferem-se pelo tipo de atividades, as quais são voltadas p/ atividades do setor primário e caracterizam-se por possuir propriedades de maior dimensão.
O planejamento urbano é o conjunto de medidas tomadas p/ que sejam atingidos objetivos desejados, tendo em vista os recursos disponíveis e os fatores externos que possam influir no planejamento. Tendo como objetivo melhorar ou revitalizar certos aspectos como a qualidade de vida da população. Não esquecendo que este