Componentes de turbina
Os principais componentes de uma turbina a vapor são: carcaça, eixo, mancais, rotor, vedação, bocais, palhetas móveis e diafragma.
Carcaça: É a parte fixa que envolve o equipamento, possuindo as conexões de entrada e saída para o vapor. Geralmente é envolvida por isolamento térmico para evitar perdas de calor e possíveis aquecimentos diferenciais.
Eixo: É a parte na qual é fixado o rotor. Apoia-se nos mancais e transmite o movimento de rotação ao equipamento acionado.
Mancais: São os apoios posicionadores e rotativos do eixo.
Rotor(ou disco): É uma peça em forma de disco fixa ao eixo em cuja periferia são fixadas as palhetas móveis.
Vedação: É a parte da turbina que impede o vapor de sair para fora da carcaça pela folga existente entre o eixo e a carcaça. Existem dois sistemas principais de vedação: por anéis de labirinto e por anéis de carvão.
Bocais: São as partes fixas das turbinas e responsáveis pela transformação da energia de pressão do vapor em energia mecânica de velocidade. Podem ser do tipo convergente ou convergente-divergente. São instalados na entrada da turbina e entre as carreiras de palhetas móveis.
Palhetas móveis: São as peças fixas à periferia do rotor e responsáveis pela mudança de direção, ou de direção e intensidade da velocidade do vapor. São as peças da turbina que recebem o impulso motor.
Diafragma: É um disco fixo à carcaça onde são montada as palhetas fixas. Tem um furo central por onde passa o eixo, sendo provido de vedação para impedir o vazamento de vapor de um estágio para o segundo através da folga entre o referido furo e o