Componentes das tintas
A tinta é uma dispersão onde partículas sólidas estão distribuídas nos outros componentes na forma líquida, aquosa ou em gel que, quando aplicada sobre um substrato e sofre um processo de cura, forma um filme aderente ao substrato, com a finalidade de proteger, decorar e dar acabamento. A sua principal função é a proteção contra agentes deletérios do meio, tais como: água, umidade, poluição atmosférica etc. Nos dias atuais, pode-se dizer que a tinta1 é composta basicamente por quatro elementos: pigmentos, resinas, solventes e aditivos. Os pigmentos concedem o poder da cor e cobertura, os ligantes ou resinas aderem e dão liga aos pigmentos e os solventes são capazes de dar a consistência desejada. Já a variabilidade de aditivos, que se encontra no mercado, é a maior responsável por aperfeiçoar uma série de características e tipos específicos de tintas, sejam os solventes à base de água ou orgânicos
Tipo de Tintas
Tintas Acrílicas As resinas acrílicas são obtidas da reação entre a polimerização de monômeros acrílicos como o metacrilato de metila e o acrilato de butila. Podem ser dissolvidas em solventes orgânicos ou água. As tintas acrílicas apresentam maior durabilidade; maior resistência às intempéries, a produtos químicos, ao crescimento de algas e fungos; maior resistência ao descascamento e à formação de bolhas e melhor adesão ao substrato em condições úmidas.
Tintas Vinílicas
As resinas vinílicas são obtidas pela copolimerização em emulsão de acetato de etila com monômeros, como o cloreto de vinila. Podem ser dissolvidas em solventes orgânicos ou água. As tintas vinílicas, também chamadas látex PVA possuem grande rendimento; durabilidade; ótimo desempenho nas repinturas; excelente acabamento. Apesar de não ter boa resistência a solventes, possui boa resistência a ácidos. Também possui alta resistência à água, a álcalis e à abrasão.
Tintas Alquídicas
A resina alquídica é um polímero obtido com óleos glicerídeos. São obtidas pela