Componentes das cervejas
Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila, e uma cadeia lateral que é específica para cada aminoácido.
Existem vários tipos de aminoácidos, sendo os mais importantes os alfa-aminoácidos. Qualquer molécula de aminoácido tem um grupo carboxila (COOH) e um grupo amina ligados a um átomo de carbono. Nesses mesmo carbono ficam ligados ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R).
São unidades estruturais fundamentais das proteínas;
A Principal função dos aminoácidos é gerar energia para o corpo;
Funcionam como sistema tampão, ou seja, atuam no controle do pH das células (possuem caráter anfótero, ou seja, quando em solução podem funcionar como ácidos ou como bases). Existem vinte aminoácidos diferentes na natureza, que fazem parte das proteínas e peptídeos. Os aminoácidos podem ser classificados em dois tipos:
Essenciais - são aqueles que não podem ser sintetizados pelos animais.
Não essenciais - são aqueles que podem ser sintetizados pelos animais. Tabela mostrando os aminoácidos não essenciais e essenciais para o homem:
Não Essenciais
Essenciais
Glicina Alanina Serina Cisteína Tirosina Arginina
Fenilalanina Valina Triptofano
Ácido aspártico Ácido glutâmico Histidina Asparagina
Treonina Lisina Leucina Isolucina
Glutamina Prolina
Metionina
http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/bioquimica/aminoacidos.html
Proteína
São compostos orgânicos formados principalmente por C, H, O, N, organizados na forma de aminoácidos (por ligações peptídicas). Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
Pode-se classificar as proteínas em três grupos:
Proteínas simples - São também denominadas de homoproteínas e são constituídas, exclusivamente por aminoácidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise.
Proteínas Conjugadas
-