Componentes da ti
Saída que retorna aos membros da organização para ajuda-los a avaliar ou corrigir o estagio de entrada (retroalimentação)
CLASSIFICAÇÃO DOS SI’s
Simples/Complexos: poucos componentes, relação direta entre os elementos / muitos elementos altamente relacionados
Abertos/Fechados: interagem com o ambiente externo / não interage com ambiente externo, fechado apenas para empresa
Estaveis/Dinamicos: sofre pouca mudança ao longo do tempo / sofre mudanças rápidas sempre havendo inovações
Adaptáveis/Não-adaptaveis: muda em resposta ao ambiente / não muda em resposta ao ambiente
Permanentes/Temporarios: sistemas usados para longo prazo / sistemas usados por tempo expecifico
TIPOS DE SI
SIO (sistema de informação operacional): Década de 50: sistemas empresariais básicos, trata de tarefas rotineiras, executam aplicações comuns. Ex: sistema de folha de pagamento, cheques, relatórios de empregados...
SIG (sistema de informação gerencial): Década de 60: um dos mais utilizados. Tem como objetivo apoio gerencial. Os dados armazenados eram utilizados para auxiliar na tomada de decisão. EX: qual o custo total de produção...
SSD (sistema de suporte a decisão): Década de 70/80: microcomputadores auxiliaram na disseminação de sistemas mais baratos e poderosos. EX: relatórios com informações que auxiliem na criação ou não de uma fabrica em determinada região.
SSE (sistema de suporte ao executivo): suporte ao planejamento estratégico da organização com utilização de tecnologia avançada para elaboração de graficos e relatórios.
SIE (sistema de informação estratégica): visam auxiliar o processo de tomada de decisão da cúpula administrativa, transformam os dados do SIG agrupando-os para facilitar a tomada de decisão.
SAE (sistema de automação de escritório): área operacional: tem como finalidade aumentar a produtividade, usando aplicativos padrões existentes no mercado. EX: pacote Office.
SE (sistema de