componentes da drenagem
GUIA –
È o alinhamento da pista. Também chamada de meio-fio.
SARJETA –
É o local por onde corre a água. A sarjeta deve ser dimensionada (inclinação e largura) de tal forma que toda água consiga escoar por ela sem invadir o leito carroçável.
LEITO CARROÇÁVEL –
Local por onde transita os veículos.
PLUVIOLOGIA –
Ciência que estuda o comportamento das chuvas.
PLUVIÔMETRO –
Aparelho que mede a quantidade de água de uma chuva.
FLUVIOLOGIA –
Ciência que estuda o comportamento dos rios.
FLUVIÔMETRO –
Aparelho que mede a vazão de um rio.
ENCHENTE –
Fenômeno fluvial em que um rio, não conseguindo dar vazão à água que aflui num determinado ponto, eleva o nível das águas. Diz-se que o rio encheu.
-3810-317500
TRANSBORDAMENTO –
Passar pela borda. Dizemos que o "rio transbordou", isto é, as águas do rio passaram por cima da borda do rio, inundando as avenidas e ruas.
INUNDAÇÃO –
Invasão de um local pelas águas que pode ser da chuva, de um rio que transbordou ou de um cano que estourou. As águas da enxurrada invadiu, isto é, inundou a minha loja.
ALAGAMENTO –
Existência de água empoçada em determinado local e que não consegue sair ou tem dificuldades para escoar. A minha cozinha está alagada, isto é, cheia de água. O alagamento pode ser provocado por uma inundação (invasão que vem de fora) ou pelo entupimento do ralo.
BOCA DE LOBO – Dispositivo que promove a drenagem (eliminação) das águas de uma via pública. Papéis, embalagens e lixo jogado na rua pode entupir a boca de lobo aumentando a enxurrada.
BUEIRO - Abertura por onde escoa (sumidouro) a água.
POÇO DE INSPEÇÃO –
Abertura para inspeção e manutenção de uma rede hidráulica. É um poço por onde uma pessoa pode entrar para fazer a manutenção de uma rede. É conhecida também como Poço