Componentes básicos de um computador
Normalmente chamamos erroneamente de CPU o conjunto de peças que fazem o computador funcionar (disco-rígido, placa-mãe, etc.). Na realidade o nome disso é gabinete.
CPU ou UCP é na realidade o “cérebro do computador”, ou seja, um circuito integrado que controla todas as operações e o funcionamento do computador, responsável pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer. A velocidade de execução dessas tarefas está diretamente ligada ao processador, quanto mais veloz for seu processador mais rápido será a execução das tarefas de sua CPU.
Atualmente todos os componentes de uma CPU estão integrados em um único chip (figura 1) denominado microprocessador.
Um dos principais fatores que determinam a velocidade de uma CPU é a quantidade de instruções que ele é capaz de realizar por segundo. A essa velocidade se dá o nome de CLOCK e sua unidade de medida é o Hz (Hertz). Cada Hz corresponde a uma instrução por segundo. Atualmente, há CPUs com CLOCK de 2,4 GHz que é capaz de realizar 2 bilhões e 400 milhões de instruções por segundo, dentre outros mais velozes. Esse cálculo é feito através da tabela abaixo:
Mas logicamente que o CLOCK não é tudo no desempenho da CPU. Ele também depende do conjunto de instruções capaz de processar, quantidade de memória cache, entre outros.
2. Registradores
O Registrador ou Registro de uma CPU são unidades de memória capazes de armazenar n bits. Ele está no topo da hierarquia de memóra, conforme a tabela a seguir:
Os Registradores são a forma mais cara e rápida de armazenar um dado. Eles são utilizados para se ter um acesso muito rápido aos dados e assim melhoram a velocidade de execução de um programa. Atualmente os computadores mais recentes operam transferindo dados da memória principal para os registradores, onde são processados e devolvidos para a memória principal. 3.1 Categorias de