Componenetes quimicos utilizados na engenharia civil
Um produto que porta o selo Swan atende a padrões ambientais extremamente altos.
Pais
Suécia
Origem
Swan é o selo oficial dos Países Nórdicos, introduzido pelo Conselho Nórdico de Ministros. Em 1989, o Conselho Nórdico de Ministros decidiu criar um selo ambiental oficial comum para os países nórdicos. O cisne foi escolhido como símbolo, uma variação do emblema do Conselho Nórdico de Ministros.
Os países nórdicos trabalham juntos usando o selo ecológico Swan. Esse trabalho é coordenado pelo Nordic Ecolabelling Board, NMN, que produziu um conjunto de regulamentos.
O NMN determina que produtos podem ser abrangidos e quais critérios devem ser atendidos. As decisões tomadas pelo NMN devem ser sempre unânimes. Grupos de especialistas dos países membros desenvolvem propostas de critérios. Seus representantes são originários do governo, organizações ambientais, comércio e indústria. Antes do NMN finalizar as propostas, elas são enviadas para análise. Quando os critérios são finalizados, as empresas podem solicitar a concessão do selo para um produto que se enquadre naqueles critérios. Os escritórios nacionais coordenam as solicitações e concedem as licenças de uso.
Objetivo
O selo Swan demonstra que um produto é uma boa escolha ambiental. “Escolha um produto com o selo Swan e dê um passo em direção a um meio ambiente melhor”.
Conteúdo
O selo ecológico está disponível para cerca de 60 grupos de produtos para os quais a rotulagem ambiental é considerada necessária.
• O selo Swan considera o impacto ambiental do produto desde as matérias primas até o descarte, ou seja, ao longo de seu ciclo de vida.
• O selo Swan também estabelece critérios relativos a qualidade e desempenho. O produto deve oferecer características que sejam, no mínimo, tão boas quanto as de produtos similares.
• Para assegurar que um produto com selo Swan esteja sempre atualizado do ponto de vista ecológico, os critérios são constantemente revisados.