Complicações sistêmicas no consultório odontológico: parte II
Arquivos em Odontologia Volume 45 Nº 02
Abril/Junho de 2009
Complicações sistêmicas no consultório odontológico: parte II
Systemic complications in the dentist’s office: part II
Renata Gonçalves de Resende1, Luiz Felipe Cardoso Lehman2, Ana Cecília Diniz Viana1, Fernanda Francielle
Alves2, Kelly Oliva Jorge1, Marina Guimarães Fraga2, Renato Santiago Gomez3, Wagner Henriques de Castro4
RESUMO
Este artigo teve como objetivo estudar as complicações sistêmicas mais freqüentes no consultório odontológico, visando a sua prevenção, diagnóstico e tratamento. Nesta segunda parte foram abordadas as principais complicações relacionadas ao sistema respiratório, sistema nervoso e à administração de medicamentos. Descritores: Anestesia. Cirurgia bucal. Complicações. Odontologia.
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
Procedimentos odontológicos podem, raramente, resultar em complicações sistêmicas de severidade bastante variável para o paciente1,2. Estes episódios podem estar ou não relacionados a enfermidades sistêmicas pré-existentes ou ocorrerem em decorrência da administração de medicamentos utilizados na prática odontológica.
A hematose pulmonar pode ser afetada quando alterações psicogênicas ou de hipersensibilidade, como a hiperventilação ou a asma, são desenvolvidas nos pacientes durante o tratamento odontológico. O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. A convulsão resulta de alterações da função nervosa, podendo se desenvolver no consultório odontológico quando associada a fatores como estresse ou administração de certas drogas 2 . Estas drogas como os anestésicos, analgésicos e antiflamatórios podem também desenvolver reações tóxicas ou alérgicas durante o tratamento odontológico1.
Este artigo discutiu as manifestações clínicas, a prevenção, o diagnóstico, e o tratamento das principais complicações sistêmicas relacionadas ao sistema respiratório, sistema nervoso e à administração de