complexo de édipo
Campo de Conhecimento: Bases Sociológicas
Orientador: José Euclimar X. de Menezes
Por: Nilvânia Neves
O Complexo de Édipo em Freud
O complexo de Édipo, trata-se de um conjunto de idéias que giram em torno dos temas do incesto, do parricídio, do amor e do ódio da criança em relação aos pais, se caracteriza pelo conteúdo da fantasia, uma representação mental ampliada de sentimentos e a intensidade de afetos.
Freud nos desafia a analisar sobre o comportamento humano, e a estrutura familiar, a relação entre o amor do pai com o filho, ou o filho com o pai e como na teoria da sedução, as investidas eróticas dos adultos no mundo infantil, onde essas investidas podem ser traumáticas para o indivíduo pelo fato de ele não estar preparado fisicamente e psicologicamente.
Alguns pressupostos da elaboração freudiana do complexo de Édipo que trata-se para Freud fundamentalmente de uma fantasia, isto é, de uma representação mental, algo que está na mente do indivíduo; essa representação mental é a via exclusiva pela qual o psiquismo se relaciona com os objetos externos; o complexo de Édipo se caracteriza pelo conteúdo da fantasia; o problema da fantasia edípica, para Freud, está em, que sendo censurada impede a eliminação de excitação a ela vinculada, o que leva a uma eliminação substituta, disfarçada, sintomática. O que difere em um neurótico não é a presença das fantasias edípicas, mas o elemento quantitativo, a intensidade dos afetos. O complexo de Édipo é um conceito fundamental para a psicanálise,caracteriza-se por sentimentos contraditórios de amor e hostilidade, metaforicamente, este conceito é visto como amor á mãe e ódio ao pai, mas esta idéia permanece, apenas por que o mundo infantil resume-se a estas figuras parentais e aos representantes delas.
O Complexo de Édipo em Winnicott
Em Winnicott sua teoria diz respeito aos primeiros estágios do desenvolvimento emocional, na qual o elemento central é a descoberta da