Complexo agro industrial
Definição:
Complexo Agro Industrial é um termo utilizado quando existe um ela entre os setores da agricultura, indústria, comercio e serviços, estabelecendo um padrão moderno da agricultura que hoje é encontrada no campo. O complexo agro industrial integra vários setores que vão dês da produção de alimentos, até a venda dos produtos, assim, produzindo os insumos que são adquiridos pelos produtores, recebendo a produção dos produtores, armazenando, processando e distribuindo no mercado.
A idéia básica era de que o processo de desenvolvimento é formado por setores e atividades produtivas interligadas. Na atividade produtiva não poderia haver vazios, setores considerados vazios quando ocupados provocavam o surgimento de outras atividades para frente e para trás formando uma cadeia produtiva. A perspectiva histórica da formação do Complexo Agroindustrial Brasileiro inclui a inserção da economia nacional a uma lógica produtiva global com adoção um modelo moderno onde a presença de tecnologias e padrões de consumo novos, expõe a realidade da grande produção que não distingue mais a natureza dos diversos capitais (agrícola, agroindustrial ou financeiro), compõe o conjunto da economia.
O termo surgiu buscando diferenciar a agricultura de antigamente, a qual era comum na época, de uma agricultura que continha uma economia mais desenvolvida.
Histórico:
A consolidação dos complexos agroindustriais no Brasil concretizou-se durante a década de 1970. As mudanças ligadas a inovações do campo ocorriam sob a lógica, os objetivos e as estratégias do capital, em princípio comercial, em seguida industrial e, depois, financeiro.
A consolidação da modernização da agricultura no país se efetuou através da ação de políticas governamentais que incentivaram a criação de industrias de maquinário e insumos agrícolas. O Estado passou a criar incentivos ao consumo, disseminação de pacotes tecnológicos (revolução verde)