complexidade de algoritimos
Análise de Algoritmos é a área da computação que visa determinar a complexidade (custo) de um algoritmo, o que torna possível, a comparação de algoritmos para provar a sua eficiência e eficácia. São realizados através de testes e um fundamento matemático.
Objetivo:
Estudar métodos matemáticos e aplica-los em algoritmos, para que possamos torna-los mais eficientes consumindo menos tempo e processamento do computador.
1. Conceitos.
1.1 O que é complexidade.
A complexidade algorítmica é o estudo de funções e operações matemáticas no sentido de organizar e construir um algoritmo mais eficiente para assim o programa rodar em menos tempo e menos recursos ainda apresentando os mesmos resultados.
As analises de algoritmos são baseadas em aspectos chaves para que possa ser classificado o seu grau de eficiência e eficácia, são:
• Tempo (número de passos)
• Espaço (memória)
1.2 Algoritmo.
“Um algoritmo é uma sequência não ambígua de instruções que é executada até que determinada condição se verifique”, a matemática é um bom exemplo de algoritmo, que são símbolos colocados e aplicados em sequencia para resolver um determinado problema. Usualmente falando, algoritmos seria uma sequencia de passos como numa receita, porém em um algoritmo é comum que haja interação, repetição de passos ou até mesmos decisões são tomadas a partir de operações realizadas entre os passos.
Um algoritmo não representa um programa em si, e sim a sequencia ou a forma que tal programa vai se comportar para resolver qualquer problema. Um problema pode ser resolvido por diferentes algoritmos, o que os diferenciam são a formas em que as etapas são construídas, o tempo que levara para ser executado e o esforço para tal tarefa.
Tais diferenças são estudadas e compreendidas pela complexidade computacional, onde depende da estrutura dos algoritmos, por exemplo, um algoritmo de