Completo joão capitulo 2
Tema: O primeiro milagre de Jesus
Algumas igrejas ensinam que Cristo fez milagres enquanto ainda era criança, mas João 2:11 nos ensina que a água feita vinho foi o PRINCÍPIO dos sinais ou milagres. Lembra-se que João escreveu estes milagres para provar a divindade de Jesus (João 20:30-31), e para que todos possam crer nele e ser salvos. Nosso estudo deste primeiro milagre está dividido em três partes: (1) A verdade dispensativa, (2) A verdade doutrinal, e (3) A verdade prática.
I. A verdade dispensativa (a falha de Israel)
Israel não conheceu seu próprio Messias. “No meio de vós está um a quem vós não conheceis.” João 1:26. As bodas em Caná é um tipo da nação de Israel; o vinho acabou e o Messias ficou pronto a lhes ajudar. As seis talhas de pedra foram usadas para lavagem cerimonial. A nação de Israel estava sem alegria (vinho na Bíblia é tipo de alegria - Sal. 104:15 ; Juiz. 7:13) e sem esperança. A nação teve cerimônias externas mas não teve nada para se satisfazer por dentro.
Um dia no futuro, Cristo trará alegria a Israel quando Israel aceitar Cristo como Rei. Até chegar aquele dia Jesus tem que dizer a Israel, “Que tenho eu contigo?” João 2:4. Israel rejeitou Jesus e não aceitou-LO até aquele dia que Jesus voltará com grande poder e glória.
II. A verdade doutrinal (como um pecador está salvo)
Este primeiro milagre nos ensina que a salvação é pela Palavra de Deus. Note os símbolos:
1. A multidão com sede - É um retrato do mundo hoje em dia. O povo está gozando os prazeres do pecado mas não está achando satisfação nestes prazeres e logo vão acabar. A Bíblia convida pecadores com sede a Cristo para achar salvação e satisfação - João 4:13-14 ; 7:37 ; Isaías. 55:1 ; Apoc. 22:17.
2. Vasos vazios - É um retrato do coração do homem que é duro a vazio. A vida do pecador pode parecer muito boa por fora, mas por dentro Deus sabe que está vazia e sem esperança, porque falta ainda a vida eterna que vem só de Cristo.
3. Vasos cheios de água -