complemento gravidez
Menarca precoce
A menarca precoce ocorre num momento de grande imaturidade psicossocial, tornando a jovem mais suscetível ao início do exercício sexual. A iniciação sexual pode ocorrer levada pela curiosidade própria da idade, como meio de expressão de amor e confiança, mas também pode estar relacionada à solidão, carência afetiva.
Mídia
Os meios de comunicação estimulam o erotismo, valorizam o sexo repassando mensagens fantasiosas. A mídia não mostra, nem ensina que o sexo desprotegido pode resultar numa gravidez, assim como a gravidez das suas consequências.
Idade
As probabilidades de gravidez inoportuna serão maiores quanto menor for à idade da adolescente.
Condição econômica
As adolescentes com piores condições socioeconômicas são as quês saem da escola em busca do mercado de trabalho, portanto perde oportunidade de conhecimento e são as que mais levam adiante a gravidez.
Maturidade
O raciocínio de causa e efeito é abstrato. Assim, o adolescente é incapaz de imaginar-se em situações de longo prazo. O pensamento concreto é caracterizado por resoluções de problemas de curto prazo, ou seja, não é capaz de elaborar uma responsabilidade de longo prazo, como usar anticoncepcionais para prevenir uma gravidez. Além disso, muitas adolescentes têm a maternidade como única expectativa alcançável, repetindo o modelo da mãe e da avó que tiveram filhos ainda adolescentes
Educação
A desinformação com relação à contracepção retarda o início do uso de contraceptivo em torno de um ano após o início da atividade sexual, e mesmo quando usado, se faz de forma inadequada.
MATERNIDADE, PATERNIDADE E GESTAÇÃO
A gravidez na adolescência é um fenômeno desestabilizador, adolescente vive um período de desenvolvimento e imaturidade, e ser pai e mãe nesse momento termina sendo um grande desafio. Paternidade e maternidade implicam condições emocionais, físicas e econômicas para as quais não estão preparados. A perspectiva da mudança de vida gera