Compilação
Disciplina: Elementos de mecanização agrícola sob bases conservacionistas.
Discente: Ana Márcia e Giovanik Santos
COMPILAÇÃO DOS TEXTOS: PROCESSOS EROSIVOS NAS ENCOSTAS, DE ANTÔNIO JOSÉ TEXEIRA GUERRA, E O TEXTO EQUAÇÃO DE PERDAS DE SOLO, DE BERTONI, J; LOMBARDI NETO.
A erosão é um problema que agloba uma escala mundial, atingindo países desenvolvidos e países em desenvolvimento e nesses países em desenvolvimento a erosão dos solos ocorre de forma mais séria, com regime de chuvas tropicais, e isso implica segundo Blaikie (1985) na conseqüência do subdesenvolvimento do país. O solo tem grande importância para a vida vegetal, espécie humana e animais, mas infelizmente percebe-se que o homem não dá à atenção necessária para esse recurso fundamental pra vida do planeta, utilizam o solo cada vez mais, acabam degradando e pouco faz para recuperá-lo ou ate mesmo conservá-lo. A falta de conservação de muitas pessoas com o solo acontece por que acreditam que o solo vai durar para sempre, ou seja, acham que vai ser um solo produtivo sempre.
A erosão do solo é um problema preocupante e instigante. É interessante que ao sabermos como a erosão se processa suas causas e conseqüências, podemos não só diagnosticar sua ocorrência, mas também selecionar estratégias apropriadas de conservação. Existem fatores controladores sendo eles: erosividade da chuva, propriedades do solo, cobertura vegetal e características das encostas, estes fatores vão determinar as variações nas taxas de erosão, e por causa da interação destes fatores que certas áreas erodem mais do que outras, é interessante salientar que a intervenção do homem pode alterar esses fatores e, conseqüentemente, apressar ou retardar os processos erosivos. Os fatores são subdivididos em: erosividade que é causado pela chuva, erodibilidade que é proporcionada pelas propriedades do solo, características das encostas e cobertura vegetal, que na maioria das vezes, retarda os processos erosivos,