Compiladores
Wisnner Franklin dos Santos Silva
COMPILADORES
Gisele do Nascimento Barros
Joel Lisandro dos Santos Souza
AFOGADOS DA INGAZEIRA - PE
2014
INTRODUÇÃO
Um compilador é projetado para converter um arquivo de texto que contém um código-fonte em um arquivo binário (por exemplo, um executável). Uma vez que o executável foi construído, podemos executá-lo como qualquer outro programa. Este programa pode ser executado mesmo sem código fonte. Uma linguagem compilada (como a C ou a C++) se opõe a uma linguagem interpretada (como um script shell) ou pseudo - interpretado (por exemplo, um programa python). Na C, a compilação vai transformar o código C de um programa em código nativo, ou seja, uma sequência de instruções binárias diretamente compreensíveis pelo processador.
1) Qual o mais usado?
Compilador GCC (GNU Compiler Collection) - Este é o compilador da GNU (Free Software Foundation). É sem dúvida um "líder" no mercado de compiladores C atualmente. É o compilador padrão do sistema operacional GNU/Linux e também foi adotado por vários outros sistemas operacionais (inclusive S.O.s comerciais pagos), tais como HP-UX, MS-Windows, MS-DOS, IBM OS2, IBM AIX, SUN OS, SUN Solaris etc. Além é claro do próprio GNU/Linux, onde este compilador é utilizado no desenvolvimento do próprio sistema operacional e de todas as ferramentas nele disponíveis (ou seja, é o compilador 'nativo' do Linux).
2) Qual o melhor?
Dev-C+ - Criado pela Bloodshed, o melhor para quem é iniciante tanto na linguagem quanto na programação. Tem suporte a projeto e boa interface com o usuário. A desvantagem é a impossibilidade de se criar projetos muito extensos. Apesar de compilar a linguagem C, seu código é escrito em um código totalmente diferente - o Delphi.
3) Quais as principais funcionalidades?
Integração com o MPLAB
Compatibilidade com ANSI e ISO
Gera códigos eficientes
Grande diversidade de