Competências Profissionais
Adm: Significa melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da sociedade, pois é capaz de tornar produtivo os vários campos do conhecimento humano.
Competência: é a capacidade de o sujeito mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.
Toerias da adm: Como área do conhecimento é marcado pelos estudos de Taylor no inicio do século XX, uma evolução crescente e incessante, tem como objetivos de satisfazer as necessidades dos demais elementos em cada sociedade.
Abordagem clássica da adm: Taylor e Fayol seu surgimento esta associado aos problemas emergentes das gdes industrias, ado não se sabia ao certo como fazer as coisas acontecerem de modo criterioso e eficiente.
Adm cientifica: Taylor contribuiu de modo muito importante para a formação das teorias da adm, sendo sua principal preocupação a TAREFA, ele defendeu e colocou em prática técnicas de racionalização do trabalho.
Princípios da adm cientifica: Seleção e treinamento de pessoal, salários altos e custos de baixo produção, identificação da melhor maneira de executar tarefas, cooperação entre adm e trabalhadores.
Teoria clássica da adm: Fayol desenvolveu seus estudos com a principal preocupação de organizar a empresa, criando uma ESTRUTURA, inserindo a figura do administrador profissional na gestão das gdes industrias.
Função da Adm: Previsão, organização, comando, coordenação e controle.
Teoria das relações humanas: Conduzida pelo psicólogo Elton Mayo inicialmente para avaliar a produtividade em relação a estímulos físicos no ambiente da fabrica estendendo-se posteriormente para questões de fadiga, rotatividade, acidentes de trabalho. Organização formal e informal.
Teoria estruturalista da adm: Surgiu como desdobramento da teoria da burocracia e de uma leve aproximação a teoria das relações humanas representando uma tentativa de