COMPETÊNCIAS NA PRÁTICA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Resumo
Frente às expressivas mudanças no meio organizacional, torna-se uma necessidade o aperfeiçoamento e a inserção de novas práticas de gestão. A gestão por competências surge como um meio de aproximar os objetivos individuais e organizacionais, apresentando um conjunto de alternativas alinhadas ao cenário moderno e competitivo das organizações atuais.
A globalização permitiu a emergência da discussão de alguns temas em gestão de pessoas tais como o aumento da concorrência global para o emprego, mercados e talentos. Esse estudo objetiva analisar a relação da gestão de talentos com o modelo de competências na prática democrática.
Para um embasamento teórico, fez-se uma explanação sobre a gestão de recursos humanos que permitiu o desenvolvimento do referencial sobre o modelo de gestão de pessoas por competência e sobre a gestão de talentos. Foi possível verificar uma relação entre competências e gestão de talentos, sendo que os termos que implicam em competência são utilizados para caracterizar talentos e a gestão destes é feita de forma competitiva que avalia e atrai os melhores profissionais para manter a competitividade da organização de forma democrática.
Palavras-chave: Gestão de Talentos. Competência. Modelo de Gestão de Pessoas.
MODEL OF COMPETENCE IN A DEMOCRATIC PRACTICE MANAGEMENT
Abstract
Faced with significant changes in the organizational environment , it becomes a necessity improvement and integration of new management practices . Competency management emerges as a means of bringing individual and organizational goals , presenting a set of alternatives aligned to modern and competitive landscape of today's organizations
Globalization has allowed the emergence of the discussion of some issues in people management such as increased global competition for jobs ,