Competências leitoras e escritoras
BÁSICA DE SÃO PAULO, CIDADANIA E IDEOLOGIA: UMA
ABORDAGEM HISTÓRICO-POLÍTICA EXPLORATÓRIA
Esta pesquisa de pós-graduação foi organizada por Marcus Tadeu Meneghelo; Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Educação e. Pedagogo. Licenciado em Letras Português e Inglês. Sua dissertação foi aprovada com louvor e aprovada em 14 de Abril de 2011. Esta obra publicada recentemente apresenta fatos acerca das políticas educacionais desde o tempo do Império, trazendo a realidade até os dias atuais, e quais as atitudes que devem ser tomadas a partir deste estudo.
INTRODUÇÃO
Importante observar com olhos mais criteriosos, qual foi à evolução da educação nos tempos antigos, e se na realidade, houve alguma evolução com a política educacional de ensino.
Entendo que o objetivo de tal pesquisa, é abrir caminho a uma discussão que se faz necessária para a melhoria dos baixos índices educacionais no país. São apresentadas diversas situações, como a nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo, que tem como principal objetivo à competência leitora e escritora, exigindo que o alcance de tal metodologia, chegue a todas as classes, o que na realidade, não é o que acontece.
Com esta política projetada de forma avassaladora, ela é apresentada ao aluno, sem nenhuma capacitação do professor. Segue-se o molde e o programa estabelecido, sem se importar com o resultado.
Dá-se a impressão que o governo não se interessa em formar cidadãos conscientes de suas possibilidades de evolução, mas simplesmente estão interessados no cumprimento de sua carga horário e no seguimento das regras impostas, sem se importarem com o resultado efetivo do trabalho.
É de extrema importância que os educadores se preocupem com o desempenho de tal programa e metodologia, mas o que se identifica em muitas escolas é que os alunos são somente apresentados aos métodos de alfabetização, muitas vezes nem