Competências genéricas
COMPETÊNCIAS GENÉRICAS DA ÁREA GERENCIAL
Planejamento e organização.
Dentro do modelo de gestão, a palavra competência assume duas instâncias: a competência individual e a competência organizacional. A competência individual está ligada aos indivíduos que trabalham nas empresas e a competência organizacional está ligada às estratégias de negócio. No plano individual, uma definição para a competência comumente adotada pelos profissionais de gestão (principalmente os ligados à área de gestão de pessoas), é a seguinte:
Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho. É importante observar que a definição de competência individual vai além dos conhecimentos teóricos, ela propõe também o saber-fazer proveniente de experiências anteriores. Tem relação direta com a atitude e o comportamento de uma pessoa, como a flexibilidade, a autonomia, a responsabilidade, a capacidade de comunicação e relacionamento e a polivalência. Planejamentos são feitos a fim de atingir objetivos simples e claros. Ele nada mais é do que decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta. E de acordo com o conteúdo podemos dizer que em algum momento o planejamento das americanas.com falhou, pois uma loja eletrônica ou mesmo convencionais da área de móveis, eletrodomésticos, etc não pode falhar na ultima fase da venda que é a entrega do produto ao consumidor final, que é o cliente. Já organização é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado. 2.Comunicação verbal.
O sucesso da Comunicação Verbal depende completamente da clareza das mensagens passadas, e esta clareza está ligada à compatibilidade do acervo vocabular e intelectual dos envolvidos na troca de informações. A comunicação é fundamental nas relações pessoais, empresarias e educacionais. Pode ser inserida de várias maneiras, porém, só