Competências básicas
a)
a, c, d, e, f, g, j
b)
Embora exista um discurso de direitos igualitários e de uma administração igualitária para o povo, o que se percebe, na prática, são ações que sobrepujam os interesses públicos, numa relação de trocas de favores, onde os interesses de uns se sobressaem aos dos outros.
Há contradições entre o discurso e as ações do estado. Ainda que, muitas vezes e Estado tenha um discurso a favor do tratamento “igualitária” dos cidadãos, na prática, age de acordo com interesses de setores da sociedade que dão sustenção ao governo que esta no poder, pois vivemos numa sociedade capitalista dividida socilmente com interesses opostos
c)
a – c b – c c – r d – c e – r
Atividade 3 globalização A – f
B – v
C – v
D – f
E – f
F – v g – f neoliberalismo a – f b – f c – v d - v
Atividade 4
b)
No pensamento neoliberal, a escola deve seguir o modelo bem-sucedido de organização e gestão do mundo empresarial. A escola deveria ser “administrada”como um empresa, visando a eficiência, tornando-se competitiva no mercado educacional e preparando seus alunos para o mercado de trabalho. Para isso, escola deveria desenvolver nos alunos valores da competitivadade da inicitiva individual e do emprendedorismo.
Para a teoria neoliberal se alguem consegue sucesso, é porque ele se esforçou, empenhou-se, preparou-se, qualificou-se. Se a pessoa fracassa é porque não se esforçou como deveria, não estava empenhada, ou estava mal preparada. No entanto quem prepara as pessoas? A escola. Portanto, o fato de muitos não estarem aptos é porque a escola não os preparou. Por que? Ela não funciona como deveria para ser eficiente em seu trabalho de preparar o aluno para o mercado de trabalho, para torná-lo um trabalhador com um novo perfil, adaptado aos novos tempos.
Mas como dar conta disso com os problemas crônicos da escola ( condições precarias de funcionamento, evasão, reprovação e etc). a resposta para essa pergunta não deve ser encontrada nas