Competência e habilidades
- Competências se desenvolvem em um contexto. Aprender, fazendo, o que não se sabe fazer.
Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Em relação a favorecer o desenvolvimento social e emocional dos alunos e em conseqüência gerar círculos de convivência equilibrados e tranqüilos. A tarefa do professor não é apenas dar conhecimento para tudo, também é ser sensível ao desenvolvimento social, emocional, afetivo, à criação de culturas, aulas, instituições, nas quais se conviva melhor. Isto supõe participação, diálogo, representação dos alunos. Trabalhar em sala de aula na parte teórica ,como na quadra no corpo a corpo com o aluno, faz com que eles se interagem trocando experiências conhecendo os seus próprios limites e de seus colegas, fazer dinâmicas mostrando a necessidade de uma vida saudável e incluindo e adaptando os alunos que necessitarem ,com as turmas de 1ª e 2ª séries, o trabalho com brincadeiras tradicionais é perfeito. Para 3ª e 4ª séries, o enfoque se volta para os jogos pré-desportivos, que exigem a compreensão de normas mais