Competência ambiental

2207 palavras 9 páginas
FACULDADE REGIONAL DA BAHIA - UNIRB
BACHARELADO EM DIREITO

COMPETÊNCIA AMBIENTAL

Salvador
2011

COMPETÊNCIA AMBIENTAL

Exercício apresentado a professora, da disciplina Direito Ambiental, do curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Regional da Bahia - UNIRB, como avaliação da segunda unidade do nono semestre noturno.

Salvador
2011

1) Quais os critérios utilizados pelo atual sistema jurídico brasileiro para a determinação da competência legislativa e material (fiscalização) ambiental?
Com relação aos critérios para a repartição da competência para licenciar, vimos que o art. 10 da Lei da PNMA estabelece o licenciamento como um mecanismo fundamentalmente desempenhado pelo órgão estadual de meio ambiente, podendo ser exercido pelo IBAMA em caráter supletivo, ou no caso de atividades e obras com significativo impacto ambiental, de âmbito nacional ou regional. Deste modo, a Lei, em que pese o silêncio quanto aos órgãos municipais acima discutido, traz a magnitude dos impactos e a sua localização, de âmbito nacional ou regional, para a repartição das competências entre o IBAMA e os órgãos estaduais, além da atuação supletiva que o IBAMA poderia exercer.

A Resolução CONAMA nº 237/97, por sua vez, ao tratar da competência do IBAMA buscou especificar os casos em que o impacto significativo seria considerado de âmbito nacional ou regional, estabelecendo competir à Autarquia o licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional que: a) localizem-se ou sejam desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe; no mar territorial; na plataforma continental; na zona econômica exclusiva; em terras indígenas ou em unidades de conservação do domínio da União; b) localizem-se ou sejam desenvolvidas em dois ou mais Estados; c) os impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais do País ou de um ou mais Estados; d) sejam destinados a

Relacionados

  • Competência Ambiental
    881 palavras | 4 páginas
  • Competência Ambiental
    4271 palavras | 18 páginas
  • competencia ambientais
    320 palavras | 2 páginas
  • A competência ambiental municipal
    6550 palavras | 27 páginas
  • Competência de órgãos ambientais
    1176 palavras | 5 páginas
  • Competência Material no Direito Ambiental
    5820 palavras | 24 páginas
  • Competência legislativa em matéria ambiental.
    566 palavras | 3 páginas
  • AMBIENTAL competencia dos entes federativos
    2875 palavras | 12 páginas
  • Competencia 02 Gest O Ambiental
    1157 palavras | 5 páginas
  • Competências Transversais em Educação Ambiental
    649 palavras | 3 páginas