Competição x cooperação na educação
Resumo
O desejo do desenvolvimento deste trabalho veio como resultado da competição exacerbada que vem aumentando na sociedade e por sua vez também na escola. Através dos jogos cooperativos visamos modificar a sociedade como um todo. Descrevemos neste estudo como é vista a competição na atualidade e como podemos desenvolver a cooperação através das aulas de educação física. Por fim nota-se que a competição em nossos dias assume um papel exclusivista, onde somente alguns têm o direito à vitória e as honras. Cabe aos profissionais de educação física conscientizar seus alunos para favorecer o surgimento de uma sociedade mais cooperativa.
Introdução
Desde os mais remotos tempos a competição e a cooperação vêm dividindo espaço na natureza. Nós, seres humanos, muitas vezes temos que cooperar uns com os outros ou com determinada situação, mas muitas vezes a vida nos coloca a competir.
A escola torna-se algo muito importante neste aspecto, quando colocamos a educação voltada para a convivência como condição importante para da vida cotidiana, assim, a escola passa a conviver com uma realidade que nem sempre é atribuída ao seu contexto.
É necessário que haja um resgate da valorização de comportamentos e atitudes mais humanas, para que possamos ter outros caminhos, ao qual possamos escolher o melhor com fim de valorizar mais o que somos e o que fazemos.
Competir ou cooperar
A todo o momento estamos utilizando a cooperação e a competição, de acordo com as necessidades encontradas.
Vejamos a seguir algumas definições:
Segundo Brotto (1999), a cooperação é um processo de interação social, em que os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os benefícios são distribuídos para todos.
A competição é um processo de interação social, em que os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são isoladas ou em oposição uma às outras. E os benefícios são concentrados somente para alguns.