Competividade de mercado
Utilizando estratégias de liderança em custos de foco, as fábricas coreanas de automóvel Hyundai Motors e Kia Motors Corp. Anunciaram intenções de aumentar em 2000 as vendas no mercado norte-americano. A Hyundai planejou aumentar seu volume de 164 mil unidades em 1999 para 200 mil unidades em 2000. A Kia está se concentrando em seu utilitário esportivo campeão de vendas (SUV), o Sportage. As vendas deste veículo nos Estados Unidos cresceram 82% entre 1998 e 1999. Para aumentar as vendas neste segmento geral de mercado, a Kia introduziu o Spectra, um hatchback de quatro portas no mercado americano em abril de 2000. Ao todo, a Kia esperava vender 160 mil ou mais unidades nos Estados Unidos em 2000 – a partir de um volume de vendas de 134 mil em 1999.
Cada vez mais, as firmas utilizam estratégias cooperativas como um meio para competir no dinâmico e desafiador cenário competitivo do século XXI. A natureza e os objetivos deste tipo de estratégia utilizado na indústria automobilística global são bastante variados.
Em geral, a maneira pela qual uma firma recria a si mesma é através da utilização de vantagens competitivas recém-desenvolvidas e, de modo mais amplo, por meio da escolha e implementação de diferentes estratégias ou utilizando estratégias atuais diferentemente para aumentar a eficiência da firma.
Demonstrando por nossa discussão, está o fato de que as alianças estão obscurecendo a distinção entre competidores e aliados em algumas