Competitividade
/
COMPETITIVIDADE
É a soma de eficiências internas e externas.
Não basta a empresa ser benchmark. É necessário que a empresa-país seja benchmark.
Introdução
“ Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”
Deming
INDICADORES DE DESEMPENHO
São ferramentas básicas para o gerenciamento do Sistema Organizacional e as informações que fornecem são essenciais para o processo de TOMADA de DECISÃO. Podem ser obtidos durante a realização de um processo ou ao seu final.
INDICADORES DE DESEMPENHO
/
ÍNDICE-é o valor numérico do indicador (relação matemática), num determinado momento. REFERENCIAL COMPARATIVO–é o índice arbitrado ou convencionado para o indicador. METAS – são os índices arbitrados para os indicadores, a serem alcançados num determinado período de tempo. São pontos ou posições a serem atingidas no futuro. - As metas se constituem em propulsores da gestão, pois gerenciar consiste em desenvolver ações, visando atingir METAS. - Uma meta possui três componentes: OBJETIVO, VALOR e PRAZO. Ex: reduzir o número de ocorrências em 50% até o final do ano.
INDICADORES DE DESEMPENHO
d
/
ÍNDICADORES ESTRATÉGICOS–informam o “quanto” a organização se encontra na direção da consecução de sua visão. Refletem o desempenho em relação aos fatores críticos para o êxito.
ÍNDICADORES DE PRODUTIVIDADE–medem a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos (EFICIÊNCIA).
ÍNDICADORES DE QUALIDADE–focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto/serviço (EFICÁCIA)
INDICADORES DE DESEMPENHO
d
/
ÍNDICADORES DE EFETIVIDADE–focam as conseqüências dos produtos/serviços, ou seja, fazer a coisa certa da maneira certa (IMPACTO).
ÍNDICADORES DE CAPACIDADE–Medem a capacidade de resposta de um processo através da relação entre saídas produzidas por unidade de tempo.