Competitividade
Muito se fala em Planejamento Estratégico (PE), e nas organizações de maneira geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a essa ferramenta de administração.O Planejamento Estratégico, que se tornou o foco da atenção da alta administração das empresas,volta-se para as medidas positivas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.
Empresas de todos os tipos estão chegando a conclusão de que esta atenção sistemática á estratégia é uma atividade muito proveitosa.Empresas pequenas, médias e grandes, distribuidores e fabricantes, bancos e instituições sem finalidade de lucro, todos os tipos de organizações devem decidir os rumos que sejam mais adequados aos seus entereses.Dentre as causas mais importantes do crescimento recente do planejameto estratégico, pode-se citar que os ambientes de praticamente todas as empresas mudam com surpreendente rapidez.
Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômicos, social, tecnológicos e político.A empresa somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se a conjuntura, e o planejamento estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.Trata-se de um instrumento mais flexível que o conhecido planejamento a longo prazo.
Não se pode tratar isoladamente o planejamento estratégico sem entrar no processo estratégico, contribuindo assim de forma mais eficaz com a gestão dos administradores na obtenção dos seus resultados.
1.1 Objetivo
Verificar nas empresas de manufatura,quais são os seus processos estratégicos para alcançar o sucesso desejado através de uma boa qualidade de seus produtos oferecidos.
1.2 Problema
Por falta de um processo estratégico, presenciamos várias empresas e/ou organizações sendo falidas,pessoas com sonhos perdidos.O planejamento estratégico contribuiria para eliminar todas as possíveis falhas em um determinado processo.
1.3 Justificativa