competitividade e produtividade
PRODUÇÃO DE ALGODÃO DO OESTE BAIANO É SEGUNDA MAIOR DO MUNDO
CITAÇÃO Segundo a safra 2010/11 do Oeste da Bahia foi marcada por recordes de produção em suas três principais culturas agrícolas: soja, milho e algodão. O algodão, segunda cultura em tamanho de área na região, foi o maior destaque, com produtividade média de 270 arrobas por hectare, a segunda maior do planeta.
APARTI DAQUI ESCREVE COM SUAS PALAVRAS
O 4º Levantamento do Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) confirmou as estimativas dos levantamentos anteriores. Os preços históricos da commodity antes do plantio levaram ao crescimento de 51% na área plantada, e o Oeste baiano colheu 1,5 milhão de toneladas de algodão em capulho, ou 601 mil toneladas de pluma. O Valor Bruto da Produção (VBP) do algodão chegou a superar o da soja, que tem mais que o dobro de área, ficando em R$2,53 bilhões, contra R$2,42 bilhões da oleaginosa.
De acordo com o assessor de Agronegócios da Aiba, Jônatas Brito, a produtividade do Oeste baiano só é superada pela da Austrália, cuja cotonicultura é 100% irrigada. No Oeste, apenas 6% das lavouras de algodão contam com irrigação. No início da colheita, em julho, os primeiros resultados levaram a equipe a duvidar que a produtividade chegasse a 270 arrobas por hectare.
“As primeiras áreas colhidas foram justamente as mais novas, com menor potencial produtivo. Com a entrada das áreas mais antigas, a tendência se confirmou”, explicou Jônatas Brito. Em algumas regiões, como Roda Velha, distrito de São Desidério, a média geral de produtividade ficou em 285 arrobas por hectare, com ocorrências ainda maiores em algumas fazendas.
Algodão da Bahia tem a maior produtividade do mundo
O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que participou do evento com o ex-ministro, e na manhã deste sábado, (9), esteve