Competitividade no mercado
Resumo:A adoção de novos indicadores técnicos-econômicos, em escala internacional têm causado rápidas transformações, intensificando a globalização dos mercados e o aumento da competição econômica entre as nações. A exigência dos mercados e o próprio reordenamento geo-político do mundo, faz com que as empresas nacionais, procurem novas alternativas produtivas, analisando as conseqüências e otimizando resultados, no sentido de buscar a sobrevivência dentro desse novo quadro que se apresenta.
Para isso, é preciso adotar estrategicamente releituras de indicadores que se configuram em elementos chaves para se atingir as metas e os objetivos organizacionais, sem desconsiderar, no entanto, as teorias que regem o comércio internacional. Pergunta-se: Quais são esses indicadores? Como esse conjunto de elementos contribuem para o sucesso no processo de internacionalização do mercado brasileiro? O presente trabalho trata-se de um estudo exploratório, descritivo de natureza positivista e qualitativa, onde foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, com uma abordagem reflexiva analítica, tendo como principal técnica utilizada: consultas a fontes secundárias de dados.
Palavras Chave: indicadores - , estratégias - mercado internaciona - - 1
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se de longo tempo que o comércio internacional é um dos fatores predominantes para o desenvolvimento de uma nação, quando, com a queda do muro de Berlim, a derrocada do poderio soviético, a criação de blocos econômicos, a quebra sistemática das barreiras comerciais e a abertura ao comércio exterior de nações anteriormente fechadas ao mercado global, tornaramse centros de negócios em potencial para a oferta dos diversos produtos e serviços que assolam o planeta. O Brasil, por sua vez, não ficou à parte das transformações econômicas mundiais. Com o fim da reserva de mercado, decretado durante o governo Collor, as empresas nacionais iniciaram a década de 90 num contexto