Competitividade na área econômica
483 palavras
2 páginas
RESUMO Atualmente o cenário sócio-econômico, vem exigindo uma nova postura do profissional contábil, condizente com uma sociedade pautada na competitividade, tecnologia e conhecimento. A qualificação profissional deixou de ser opção para ser uma condição no exercício da profissão, em função das novas exigências impostas pelo mercado. O processo de desenvolvimento das habilidades e conhecimentos profissionais deverá ser suficiente para oportunizar aos contadores condições de empregabilidade. Nesse contexto, fazer um curso superior é o caminho adotado por pessoas que buscam um diferencial profissional. O fim do curso de graduação não assegura o sucesso profissional, pois a nova realidade requisita atualizações constantes do conhecimento técnico-científico. Com base nesse entendimento, o trabalho apresentado a seguir pretende evidenciar como os alunos do curso de Ciências Contábeis da cidade de Bauru-SP estão se preparando para atender às perspectivas da profissão contábil no mercado globalizado. A realização dessa pesquisa representa uma considerável contribuição para o estudo da formação profissional dos acadêmicos, pois a conclusão da graduação não é suficiente para atuar no mercado de trabalho e suas mudanças.
Palavras-chave: Bacharelado em Ciências Contábeis. Profissional Contábil.
1 INTRODUÇÃO
O atual contexto do mercado globalizado e a “Era da Informação” transformam incessantemente o ambiente de trabalho, tornando imprescindível a atualização do profissional de contabilidade. Neste sentido, Ludícibus (1991, p.7) diz que: [...] “para o seu benefício profissional e como cidadão o contador deve manter-se atualizado não apenas com as novidades de sua profissão, mas, de forma ampla, interessar-se pelos assuntos econômicos, sociais e políticos que tanto influem no cenário em que se desenrola a profissão.”
A atualização profissional deixou de ser opção para ser uma condição no exercício da profissão, em função das novas exigências impostas pelo