Competencias
O termo competência tem sido muito usado atualmente devido às mudanças nas formas de administração das empresas e, principalmente, da administração dos recursos humanos da empresa.
O termo ainda gera muita discussão entre os pesquisadores do assunto, por ser uma característica do comportamento humano, que pode ter diversas interpretações. Porém, o que quero comentar aqui são alguns conceitos básicos que já são trabalhados a mais tempo pelos pesquisadores e como estes conceitos estão sendo usados.
A contratação dos colaboradores para as organizações está sendo baseada na capacidade que a pessoa terá para resolver problemas e no quanto ela pode acrescentar ao crescimento da organização através das suas habilidades e do seu conhecimento. O que antes era considerado como principal característica do colaborador, sua lealdade, hoje não é o requisito principal. Um bom colaborador é aquele que tem atitudes e habilidade que estejam de acordo com o objetivo mercadológico das empresas.
A área de Recursos Humanos tem utilizado o conceito CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes) para identificar as competências dos colaboradores, também chamado de CHA da Competência. É uma maneira de definir o sentido de competência a partir de um referencial mensurável, que possa ser comparada aos padrões internacionais. É um modelo de avaliação dos colaboradores. O termo Competência se destacou tanto no âmbito das empresas que hoje está sendo usado para classificar e orientar, não só os funcionários, mas também as próprias organizações. É o que chamamos de Competência Empresarial. Ela consiste no conjunto de qualidades e características que a empresa desenvolve e aperfeiçoa para oferecer bens e serviços que atendam às necessidades dos clientes de forma contínua e eficiente.
O modelo de gestão por competência permitirá que todas as áreas da empresa desenvolvam habilidades, atitudes e conhecimentos que possibilitem atingir as competências organizacionais (objetivos) determinadas. O