COMPETENCIAS PROFISSIONAIS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO CAXIAS/MA SERVIÇO SOCIAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA - ATPS
Competências Profissionais
CAXIAS-MA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA - ATPS
Competências Profissionais
CAXIAS-MA
ABRIL/2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. FORÇAS E DEMANDAS DA LEI 8.662/1993
3. LEI N 8.662/93 “DISPOE SOBRE A PROFISSÃO DE ASSISTENTE SOCIAL E DA OUTRAS PROVIDENCIAS”
4. Principais Aspectos Da resolução CFESS Nº 569, De 25 de março de 2010.
5. Problemas e Desafios
5.1. A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS COM FAMÍLIAS
6. CONCLUSÃO
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade relatar os desafios e perspectivas que estão no eixo da profissão de assistência Social, discutirão suas funções e atuações na atualidade, porém, devemos ter um olhar mais crítico sobre a história de sua criação.
A Assistência Social é de suma importância para todos cidadãos, importância esta adquirida com o decorrer dos anos, pois no início, enfrentava dificuldades diante de uma Política ditatorial, diante disso não se preocupava em dar a população, condições dignas para sua sobrevivência, e desde então, estes profissionais vêm, analisando a política vigente e as necessidades da população. Percebemos que as demandas sociais só aumentam desde então, iremos ver o enfrentamento diário dos profissionais diante das dificuldades enfrentadas, estes profissionais estão em constantes movimentos desde o pensamento crítico e ético no atendimento do ser social, então iremos ver as diferenças entre os Programas Éticos Políticos e os Societários.
2. FORÇAS E DEMANDAS DA LEI 8.662/1993
A criação se deu nos anos de 1950, quando o Estado regulamenta a profissões e ofícios considerados liberais. Os Conselhos têm caráter basicamente relativo, com função controladora e burocrática, essas entidades não tem autonomia, foram criadas para fazer o