Competencias empreendedoras
Competências empreendedoras
Sérgio Carvalho Benício de Mello; André Luiz Maranhão de Souza Leão; Fernando Gomes de Paiva Júnior
Exercicio: Cada grupo deve ler o seu texto e, quando for explicar a sua parte, após a explicação, deve procurar dar exemplos à partir de partes do vídeo que assistiu sobre as competências empreendedoras de Mauá.
________________________________________
RESUMO
Num contexto de estímulo ao empreendedorismo, uma compreensão de comportamentos relacionados a competências empreendedoras é crítica. Tal perspectiva apresenta valiosas contribuições para o desenvolvimento e a gestão de negócios, bem como para a interação com grupos internos e externos da organização. Neste sentido, competência pode ser entendida como um construto que engloba diferentes traços de personalidade, habilidades e conhecimentos..
Palavras-chave: competências empreendedoras; comportamento empreendedor; negócios da nova economia.
INTRODUÇÃO (grupo 1)
No contexto da nova economia, as relações de mercado permeiam as práticas empreendedoras de forma complexa e confusa (independentemente das localidades nacionais ou regionais); os recursos que guiam as atividades imateriais, ligados ao tecido humano e ao social; e a qualidade das competências (Benko, 2002. Nessa ótica, no campo dos estudos organizacionais, incluindo treinamento e desenvolvimento vocacional, tem havido, em âmbito mundial, ênfase na necessidade de se aperfeiçoarem habilidades e capacidades que gerem reflexões sobre as práticas profissionais. A crítica mais comum para tal preocupação parece residir na necessidade de suporte para dirigentes e equipes enfrentarem, de forma efetiva, as crescentes mudanças sociais, em particular aquelas que contribuem para incrementar a incerteza nos negócios e, conseqüentemente, no mercado de trabalho (Gibb, 1999; Schön, 1991). ). (o fato das relações de mercado estarem cada dia mais complexas, tem exigido do empreendedor um perfil mais flexível, volátil e